O aparelho dentário no tratamento ortodôntico age nos dentes através dos ligamentos periodontais e do osso alveolar, circundante ao dente. Esse tecido, encontrado unicamente nesta região, insere o dente ao osso alveolar. Em certo sentido, ele serve como um meio de comunicação entre os dentes e o osso alveolar. Ele é também responsável por diversas funções como a mastigação, a deglutição e a informação proprioceptiva (sensibilidade de tato que os dentes apresentam e que nos ajuda a discernir quanta força exercemos na mastigação, assim podemos diferenciar entre um grão de gergelim e uma carne mais dura.).
Esse tecido, altamente especializado, é o fator fundamental para a movimentação dos dentes durante o tratamento ortodôntico. Dentes anquilosados (que perderam os ligamentos periodontais) não podem ser movimentados no tratamento ortodôntico. Os implantes dentários não podem ser movimentados no tratamento ortodôntico, pois não apresentam o ligamento periodontal devido à osseointegração. Quando forças são aplicadas aos dentes, através de diversos dispositivos, sejam braquetes, fios, elásticos ou aparelhos removíveis, o ligamento periodontal é estendido de um lado e comprimido do outro.
A força exercida sobre ele promove a ativação dos osteoclastos e osteoblastos que, por sua vez, reabsorvem o osso na região de compressão e promovem a nova formação óssea na porção estendida, respectivamente. Esse fenômeno biomecânico que é responsável pela movimentação dos dentes no tratamento ordtodôntico.

Para realizar qualquer tipo de procedimento é necessária uma consulta, para conhecer suas necessidades.
Nossos profissionais abrangem diversas área da odontologia que irão solucionar de forma inteligente o que for necessário para sua saúde e estética bucal.